Como funciona

Para colher as digitais, o procedimento é o mesmo utilizado para emissão da carteira de identidade. Um especialista analisa a combinação de três fatores, que determinam o tipo de fibra muscular.
Um deles é o tipo de desenho que as linhas formam. Os predominantes são: Presilha (L), Verticilo (W, S-Desenho), ou Arco (A). Outro fator é o índice Delta, definido pela congruência das linhas que formam o tipo de desenho. Também contam-se a quantidade de linhas que cada desenho contém.
Por meio destes três parâmetros é que se faz a interpretação e análise e se chega a um diagnóstico do tipo de fibra muscular. Até pouco tempo, a definição do tipo de fibra somente era possível com uma biópsia (procedimento laboratorial, oneroso e dolorido).

Fibras - Existem dois tipos de fibra muscular: as lentas ou vermelhas e as rápidas ou brancas. As lentas se caracterizam por um predomínio da resistência, graças à grande quantidade de mitocôndrias, estruturas que geram energia dentro da célula por muito tempo e são resistentes à fadiga. As rápidas se caracterizam pela grande estrutura das fibras, capazes de gerar muita força e velocidade, mas entram em fadiga rápido.


Dermatoglifia é destaque nas grandes mídias!